Quem somos

Projeto LeishNão


     O LeishNão promove educação em saúde nas áreas de maior incidência da doença em humanos e cães de Campo Grande-MS desde 2013, utilizando atividades lúdicas, palestras, teatros e distribuição de cartilhas e folders nas instituições parceiras e em ações pontuais. O principal objetivo é que a população esteja esclarecida e conscientizada sobre a importância da leishmaniose, os métodos de prevenção e que haja, gradualmente, a diminuição da incidência da doença como reflexo da prática popular dos métodos de prevenção. 
     Desde o início o Projeto LeishNão recebe prêmios nos eventos de Extensão da UFMS: em 2013 foi um dos 16 Projetos premiados no 7º Encontro de Extensão da UFMS, quando foram apresentadas 149 ações de Extensão desenvolvidas em todos os Campi da UFMS e em apenas três meses de ações a campo fomos premiados com o segundo lugar no quesito Relevância, Fundamentação Teórica e Metodologia. A segunda premiação aconteceu em 2014 com o primeiro lugar no quesito Formação Discente.

     Esta ação de extensão está vinculada ao projeto de pesquisa 'Geoepidemiologia da leishmaniose visceral em Campo Grande-MS: uso de geotecnologias aplicadas ao planejamento estratégico para controle de leishmaniose visceral humana e canina no contexto do SUS', aprovado no Edital FUNDECT-PPSUS nº4 de 2012 e também estão previstas ações dos acadêmicos de graduação em medicina veterinária, disciplinas de epidemiologia, zoonoses e saúde pública, junto a esta edição do LeishNão. Atualmente ampliamos as parcerias internas, com a participação de docentes da UFMS que coordenam outras ações na área da saúde, a fim de promover a interdisciplinaridade e, como  parcerias externas, contamos atualmente com cinco instituições de ensino, duas organizações não governamentais e a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de Mato Grosso do Sul (ANCLIVEPA-MS), que possibilita o contato com médicos veterinários de todo o estado. 
     Através da parceria com a Anclivepa-MS foi iniciado o plano para a realização da Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose - e a ação cresceu, com a inclusão de novos parceiros.
     A educação em saúde é fundamental para estimular a população a participar ativamente do controle de doenças. Considerando o desconhecimento da população em relação à doença, serão abordados aos populares, com linguagem acessível, todos os aspectos informativos como mecanismo de transmissão, manifestação da doença em pessoas e cães e sobretudo os métodos de prevenção. 
     Visite o blog (leishnão.blogspot.com) e curta a página do LeishNão (facebook.com/leishnao).



Nenhum comentário:

Postar um comentário